image_pdfimage_print

Fundação é mantenedora da EEP, do Centro de Pós-Graduação da EEP, do colégio COTIP e do Centro de Educação Profissional

Acompanhar as recentes mudanças e estimular não apenas a permanência da Instituição no atual mundo globalizado, mas, sobretudo a sua evolução em meio a um cenário que, muito rapidamente, passou a ter a tecnologia e as redes sociais como principais coadjuvantes, tem sido o principal compromisso da FUMEP (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba).

Segundo o diretor executivo da Instituição, Prof. Dr Antônio Carlos Giuliani, atualmente, os jovens que estudam cumprem dupla jornada porque também trabalham, em sua maioria; realidade que levou a FUMEP a uma análise cuidadosa para a implementação de algumas medidas nos curto e médio prazos para a melhor performance de suas Unidades Educacionais.

Ele lembra que, nas décadas de 70 e 80, por exemplo, o ensino ocorria em um turno em salas tradicionais, onde o professor era o detentor do conhecimento e tinha como principal função transmitir esse conhecimento.

“Hoje a rotina de um estudante é bem diferente, assim como o papel dos pais e professores”, apontou Giuliani, justificando os investimentos direcionados pela FUMEP para o oferecimento de novos cursos em diversas áreas, aquisição de modernos recursos tecnológicos e implantação do Ensino à Distância (EAD) em apoio ao novo perfil de ensino.

Para isso, a FUMEP, mantenedora de quatro Unidades Educacionais que, juntas, abarcam a formação educacional da adolescência à fase adulta, adentrará 2020 oferecendo 11 cursos de pós-graduação pelo Centro de Pós-Graduação de sua Escola de Engenharia (Pós- EEP); novo curso de graduação em Ciências Contábeis, elevando para nove a quantidade de cursos de graduação EEP; novo curso técnico em Finanças  entre os seis oferecidos pelo COTIP; e 12 novos cursos pelo CEPP (Centro de Educação Profissionalizante).

Os investimentos são grandes também na reestruturação física de suas Unidades e de seu campus, projetando um ambiente cada vez mais acolhedor e propício a atividades implementadas com base nas metodologias ativas de ensino, modalidade que permite ao aluno vivenciar experiências que simulam a realidade de mercado proporcionando diferenciais reverenciados por organizações e empresas do mundo todo.

Entre as iniciativas constam também o fortalecimento de parcerias com empresas nacionais e internacionais e a implantação de Manuais de Marca para si e para suas Unidades. “Trata-se de documento técnico, com especificações e normas definidas com o objetivo de preservar as propriedades visuais da FUMEP e de suas Unidades, facilitando a correta propagação, percepção e identificação de suas marcas”, explicou Giuliani.

Ele apontou ainda a adoção de novos logotipos como forma de promover a modernização das Unidades em todos os aspectos. “Marca é um termo, um organismo vivo que se transforma ao longo de sua existência para evoluir e acompanhar as mudanças da sociedade e do mercado no qual a Instituição está inserida”, explicou.

Para Giuliani, as ações atestam a qualidade de uma instituição cinquentenária; que se consolida a cada dia pela capacidade que tem de inovar e promover a educação, contribuindo para o desenvolvimento humano e para a formação de profissionais aptos a exercerem, em sua plenitude, as atividades profissionais e de relacionamento social em qualquer parte do Brasil e do mundo.

“Tudo com a retaguarda de uma estrutura física diferenciada, composta por 42 modernos laboratórios, biblioteca física e virtual com centro cultural, anfiteatros, salão de convenções, centro de convivência com cantina, restaurante,  quadra poliesportiva, campo de futebol, academia ao ar livre e pista de caminhada em meio a muito verde e área de preservação permanente”, apontou o diretor, lembrando que o amplo estacionamento com mais de 1.500 vagas para carros, motos e ônibus escolares é outro grande diferencial.