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Publicado no Jornal de Piracicaba em 20/11/2020

Para atraírem bons resultados em vendas, é fundamental que as empresas saibam conciliar ações de comunicação e de marketing. Sabe-se que é no ponto de venda (PDV) que o consumidor decide pela compra.

Na loja física, 70% das decisões de compra são tomadas, sendo 50% delas por impulso. O objetivo do marketing promocional é reforçar a percepção de valor que os consumidores têm de uma marca, produto ou serviço por meio de técnicas e de estratégias de ativação, fidelização e experiência.

A realização de ações promocionais no PDV é muito importante, porque atrai novos clientes e valoriza a marca promovida. Nesse Natal, para elaborar ações promocionais eficazes nos canais fixos de venda, é preciso compreender que o ponto inicial da ação promocional se refere a uma estratégia denominada trade marketing, a qual promove relações lucrativas entre indústrias, fabricantes e produtores.

Caracteriza-se como uma estratégia B2B, em que fabricantes atuam junto com revendedores no intuito de auxiliá-los a vender mais seus produtos e serviços. A fim de conciliar as referidas ações no PDV, é necessário também ter um profundo conhecimento sobre gerenciamento de categorias, participação de mercado, merchandising e margem de contribuição.

O PDV é a última chance de qualquer marca causar uma boa impressão no consumidor, motivo pelo qual outras ações que trazem bons resultados financeiros podem ser adotadas em conjunto. Nesse sentido, além das ações convencionais, como treinamento de vendedores, uso de promotores de venda, ações de marketing promocional, merchandising, sugere-se que sejam incluídas as ações promocionais para serem implementadas em conjunto.

Isso pode ocorrer mediante o uso do celular modernize sua campanha promocional integrando-a a uma plataforma de SMS, com a qual empresas e o consumidores podem compartilhar ações promocionais utilizando-se de números e códigos no SMS. A confirmação pode ocorrer por meio de mensagens de texto, de modo que, para o cliente obter desconto, precisa apresentar a mensagem de confirmação da participação recebida no celular dele à promotora de vendas da empresa.

Pode ocorrer ainda por intermédio das seguintes ações: investir em selfies e hashtags – as redes sociais ajudam a impulsionar uma marca – e planejar uma ação viral. Os consumidores tiram fotos no PDV ou consumindo o produto em algum lugar inusitado com uma hashtag promocional. As fotos têm o poder de “viralizar” na internet, o que beneficia o produto bem como a empresa que o oferece, e auxiliam na propaganda boca a boca.

Assim, com uma ação bem planejada, não é difícil atingir milhares de consumidores em curto espaço de tempo. Pode-se também utilizar o marketing de influência, uma abordagem que consiste em praticar ações focadas em indivíduos que exerçam influência e liderança sobre potenciais clientes de uma marca.

Na busca por construir a imagem de uma marca, a interação entre empresa e seu público-alvo é indispensável para se obter reconhecimento e reputação perante o mercado consumidor. As ações promocionais que seguem um bom planejamento permitem que se estabeleça uma relação de confiança e de conhecimento entre empresa e clientes.

Os vendedores, os recepcionistas e todos os outros profissionais que trabalham diretamente com o público devem ser parte ativa da estratégia de marketing promocional, utilizada para fortalecer e posicionar a campanha, bem como conferir unidade nas ações de todos os colaboradores diante dos clientes.