image_pdfimage_print

A marca Era Uma Vez o Mundo, especializada na venda de bonecas negras vai inaugurar sua primeira unidade física, no centro da cidade do Rio de Janeiro. O projeto será acelerado pelo Instituto Ekloos e pelo Oi Futuro, instituto da empresa de telecomunicações Oi voltado para inovação e criatividade.

A historiadora Jaciana Melquíades foi quem criou a marca. Atuando na área de educação, Jaciana teve a ideia de criar os produtos quando engravidou do primeiro filho e não encontrava produtos de decoração para o quarto do bebê com personagens negros. “Para meninos, tem muita coisa do Pequeno Príncipe”, contou à NOVAREJO. Então, unindo ensinamentos de costura da avó, a ajuda da sogra e uma habilidade natural para trabalhos manuais, começou ela mesma a produzir os bonecos negros. Os produtos chamaram a atenção das amigas – “elas falavam que era fofo” –  e Jaciana começou a vender informalmente e como atividade paralela à sua profissão.

Em 2015, os produtos ganharam uma loja virtual para serem exibidos. Dois anos depois, Jaciana passou a se dedicar exclusivamente ao e-commerce e a profissionalizar o negócio, batizado com o mesmo nome de um blog que mantinha para contar sobre sua vida acadêmica. “Quando virou negócio, entrei em curso de MBA para aprender a gerir. Nesse momento, identifiquei que a parte da produção era um problema para a expansão, pois eu que fazia tudo: cortava, costurava, montava”, relata. A empreendedora precisou treinar outras pessoas para conseguir focar nos negócios e hoje conta com uma equipe de sete pessoas.

No Varejo – Por: Raphael Coraccini