image_pdfimage_print

Instagram anunciou seu plano para se tornar um marketplace. A empresa começou a testar uma funcionalidade que permite que os clientes comprem direto na plataforma. O recurso foi batizado de Checkout. Alguns varejistas, como MACZaraNikeAdidas e Dior foram selecionadas para testar a ferramenta.

Como funciona

Uma marca posta uma imagem e insere etiquetas em seus produtos. Quando o usuário recebe o post em seu feed, vê o botão “Chekcout no Instagram”; a partir daí, ele decide pelo tamanho e cor do produto e é levado para a etapa do pagamento, sem sair do aplicativo.

Para finalizar a compra, é necessário fornecer nome, e-mail, dados de pagamento e endereço para entrega. Na segunda compra deste consumidor, seus dados estarão gravados na plataforma para agilizar o checkout. O próprio Instagram notifica os clientes sobre confirmação de pagamento e envio do produto.

Os usuários poderão vincular suas contas no Instagram com a do Paypal para tornar o processo ainda mais rápido. Segundo Vishal Shah, chefe de produto do Instagram, “as pessoas já estavam comprando pelo Instagram, só estavam gastando mais tempo”. Por enquanto, a função está disponível apenas para usuários dos Estados Unidos.

NOVAREJO – Por: Leonardo Guimarães