image_pdfimage_print

Publicado na Gazeta de Piracicaba em 02/10/2018

As redes sociais têm de tudo para ser uma experiência prazerosa e útil, podemos fazer amizades, nos divertirmos, acompanharmos notícias locais, do país e do mundo, como ser um canal para criarmos oportunidades de negócio. Elas também podem trazer aborrecimento, tristeza e outros sentimentos negativos o que resulta que muitos chegam a pensar em se desconectar delas de vez.

Estudos recentes como os realizados pela Karpersky Lab e da Mintel sobre atitudes e hábitos em relação ao uso de mídias sociais revelam que muitos consumidores estão optando em abandonar algumas delas praticar um detox digital. Os resultados indicam que 22% dos brasileiros em relação a abril de 2018 dizem ter deletado alguma conta de rede social.

A hipótese para a exclusão de contas: – as pessoas estão tentando passar mais tempo desconectados. O uso excessivo de celulares é percebido como um vício e ser prejudicial à saúde. Já existem hotéis praticando ações promocionais pautadas em programas de detox digital. Foi assim que nasceu a Praia do Detox Digital, um retiro que tem o objetivo de promover a conexão com a natureza e mostrar que há vida além da internet.

Todas as atividades são experiências com a natureza como: participar de trilhas, remadas, conhecer cachoeiras, praias e reservas ecológicas, atividades de relaxamento, ioga e a prática de exercícios que treinem respiração, concentração e meditação. Todo planejamento pautou-se ao observar como os turistas ficavam nervosos por não conseguirem encontrar rede para seus celulares.

Sair das redes sociais parece ser uma atitude radical, não são poucos os que querem isso, mas a maioria acaba-se mantendo em detrimento a um custo social muito grande. Você pode perder contato com pessoas desagradáveis, mas também o contato com pessoas de valor.

É recomendável usar esse meio com descrição, pensar duas vezes antes de escrever. O que você falar ficará e poderá ser usado contra você em algum momento, nem todo mundo tem essa noção de que o que se faz no meio virtual tem impacto na vida real.

As redes sociais permite que o público se veja no centro, como um protagonista qualquer, até pode ser famoso quanto o Neymar e a Xuxa. É falsa a percepção de que amanhã ninguém lembrara mais do que ele falou. Cada comentário ou post deixa rastros, existe a memória na rede. As empresas cada vez mais contratam equipes especializadas em rastreamento de informações em redes sociais. Preserve sua imagem nesses meios para não prejudicar sua carreira.