o consumidor prefere lavar a própria louça. É o que mostra um estudo desenvolvido pelo Instituto de Transformação Digital da Capgemini. Veja outras curiosidades do levantamento
Ir a uma loja comprar um presente ou produto para o lar é uma experiência indescritível, certo? Só que não…
Um estudo do Instituto de Transformação Digital da Capgemini aponta que 32% dos clientes entrevistados prefere lavar louças ao invés de visitar uma loja. Ainda, quatro em cada dez pessoas (40%) enxerga a compra no ponto físico como uma obrigação. Ou seja, não é mesmo divertido.
O público está tão frustrado com sua experiência no varejo físico que o impacto está chegando ao online: os clientes não só deixaram de acompanhar o ritmo da evolução das compras online oferecidas pelas marcas, como estão se desconectando de suas lojas virtuais.
Drama
A percepção dos consumidores não está muito longe da realidade do mercado. Segundo o estudo, mais da metade (54%) dos executivos de varejo entrevistados admitiram a lentidão em digitalizar suas lojas físicas. A insatisfação dos clientes está ligada principalmente a falta de recursos que ofereçam comodidade na loja física:
– 71% consideram difícil a comparação de produtos;
– 66% estão irritados com as longas filas nos caixas;
– 65% se queixam de que as promoções realizadas nas lojas físicas não são relevantes;
– 65% simplesmente não conseguem encontrar os produtos que precisam.
Saídas
Como as lojas não estão agradando, os consumidores estão buscando novas opções para suas compras. Segundo o estudo, mais da metade dos respondentes está aberto a comprar diretamente de fabricantes no futuro (57%) ou a comprar de players de tecnologia como Google, Apple e Facebook (59%), caso venham a se associar a varejistas locais para a entrega final.
Novo posicionamento
Os consumidores consideram as lojas importantes em sua vida – 70% deles ainda quer tocar e sentir os produtos antes de comprar. O que acontece é que o ponto físico precisa oferecer mais:
– 75% dos consumidores quer verificar se há estoque disponível antes de ir pessoalmente à loja, enquanto 73% esperam que a entrega dos produtos comprados na loja seja realizada no mesmo dia;
– 57% dos consumidores querem que os varejistas ofereçam mais do que a venda de um produto, fornecendo espaços de socialização e experiências de aprendizado e inspiração, como oficinas de culinária ou workshops do tipo “Faça você mesmo” (DIY);
– 68% esperam receber pontos em programas de fidelidade por gastar seu tempo na loja e por repetir as visitas, enquanto 61% buscam se associar a lojas que oferecem preços mais baixos.
Os varejistas já estão conscientes dessa realidade, mas ainda estão travados. A digitalização dos pontos de venda é uma prioridade para 78% dos executivos, no entanto, se veem limitados pelos investimentos em tecnologia existentes e pelas capacidades da equipe das lojas.
De modo geral, apenas 18% dos executivos do varejo afirmaram ter implementado iniciativas digitais em escala e gerado benefícios significativos por meio delas.
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