image_pdfimage_print

Publicado no Jornal de Piracicaba em 24/08/2017

Com o aumento crescente da oferta de lojas e, consequentemente, com o acirramento da concorrência, os varejistas estão procurando imitar e superar seus concorrentes  em muitas  variáveis do mix varejista. Para sobreviverem, os  varejista devem diferenciar-se, satisfazendo às necessidades de  seus consumidores melhor do que seus concorrentes .

Para isso, as  empresas precisarão desenvolver o varejo de  relacionamento, procurando construir relações de longo prazo com clientes leais, prometendo e oferecendo produtos de alta qualidade, complementados com bons serviços, informações que facilitem o processo de compra, preços justos e uma  experiência adicional de compra.

O Carrefour em uma unidade localizada em São Paulo, desenvolveu o que se chama loja-conceito focado em experiência de compra. O novo hipermercado possui paredes de vidro, totens para retirada de cupons promocionais e realiza autosserviço para pagamentos.

Os clientes podem ver como são feitos os cortes das carnes, as guloseimas da padaria e as delícias da rotisserie, antes de decidir compra-los. No ato da compra, é possível pagar os produtos sem precisar pegar filas e aguardar o trabalho de caixa, direto em totens inteligentes. Pautadas nas estratégias de tecnologia, transparência, sustentabilidade e estrutura.

As novidades compõem o primeiro hipermercado-conceito do Carrefour no Brasil, localizado no Jardins, conta com 5.600m² e cerca de 34 mil produtos, boa parte deles de fabricação própria. Para facilitar o acesso dos clientes estes tem acesso na entrada da loja a máquinas, onde podem ver o mapa da loja, descobrir as principais ofertas e imprimir cupons de desconto.

Além dos mais de 40 caixas, outros seis pontos estão disponíveis para que os clientes realizem seus próprios checkouts. Cada cliente pode passar os códigos de barras dos produtos pela máquina e efetuar o pagamento via cartão de crédito ou débito.

O supermercado Savegnago recentemente inaugurado em Piracicaba, já oferece esta experiência de compra. Para passar à imagem de frescor dos produtos oferecidos, as áreas destinadas para Padaria, Rotisserie e Açougue são formadas por paredes de vidro, possibilitando que os clientes vejam como são elaborados os produtos oferecidos.

Estas ações já fazem parte de varejistas preocupados em mostrar a seus clientes a transparência da gestão do mix de produtos, como são elaborados ou manuseados os produtos. Com a mesma ação estratégica destaca-se também a rede  OBA Hortifruti, passando a transparência de produtos diretos da fazenda para o consumidor, visualização na elaboração e ações constantes de merchandising por  degustação nos pontos de venda.

A loja conceito do  Carrefour destaca-se pela estratégia de  sustentabilidade, com apoio da tecnologia o sistema de iluminação e de energia, como o de refrigeração, foram feitos para serem mais eficientes e com menor impacto ambiental, há uma estação de reciclagem para destinar corretamente os resíduos, além de parceria com o Banco Municipal de Alimento de São Paulo, que doará produtos regularmente.

Para proporcionar outras experiências de compra em sua estrutura, pontos de vendas como Kalunga, O Boticário, Cacau Show e previsão para inauguração de lojas de empresas como Renner, Vivara, Mr Cat, Arezzo, Spoleto, Ofner, Outback e Burger King.

Ações estratégicas como estas permitem atender a consumidores informados e exigentes que precisam facilitar suas compras com experiências inovadoras e facilitadoras. Para atender melhor aos clientes e oferecer experiências satisfatórias sugere-se a integração de duas  áreas  marketing e TI, por  sua vez,  entende as  demandas operacionais e tecnológicas, bem como as  soluções mais  eficazes e inovadoras que podem trazer o valor  agregado aos negócios.