Foco e Resultados

Publicado no Jornal de Piracicaba em 28/06/2019

Quando se fala sobre manter o foco, como você se sente?

O foco é hoje em dia uma das competências mais cobiçadas pelos profissionais que buscam apresentar bons resultados, porque precisamos de muita coragem, determinação, saber priorizar e não desviar o caminho quando temos um objetivo a cumprir.

Segundo Steve Jobs “Foco é dizer não”. E com a quantidade de interferências e estímulos que somos submetidos o tempo todo é extremamente importante negar muitas coisas, para você e para os demais, com o objetivo de fazer acontecer o que de fato lhe trará resultados.

Não adianta ter comprometimento, cumprir o horário e responder todos os e mails que estavam pendentes, se os indicadores da sua área não estão bons e os seus clientes não estão satisfeitos.  O livro “Foco” do Daniel Goleman traz o foco em uma abordagem mais psicológica e positiva, quando fala dos problemas que enfrentamos atualmente para ter concentração e raciocínio lógico, nos dizendo que é muito importante fazer uma pausa para digerir o que está acontecendo no dia a dia, um tempo para parar e pensar. Ou seja, um tempo de concentração para resgatar o foco.

Quando se tem foco, para onde você olhar enxergará possibilidades. A pessoa que tem foco e orientação para resultados consegue traçar objetivos, planejar estrategicamente as atividades e o tempo que precisa para alcançar esses objetivos. Tem vontade de trabalhar diariamente nas tarefas para atingir as suas metas e conseguir antecipar as dificuldades que pode ter ao longo do caminho.

Primeiramente, o ideal é entender o que é foco em resultados, para a partir disso começar a pensar em como agir em relação a sua empresa, seus colaboradores, suas equipes e líderes. Não se sinta inferior a ninguém se você não consegue manter o foco em suas atividades. Saiba que são inúmeras as pessoas que não conseguem cumprir com esse objetivo.

Aponto algumas dicas que você pode aplicar em suas equipes para que essa estratégia de manter o foco em resultados realmente funcione: – as pessoas trabalham melhor quando realizam atividades das quais sentem afinidade e aptidão; saber o que fazer primeiro e o que é mais importante, as chances de perderem o foco são menores; motive seus colaboradores e verifique o quanto a produtividade de cada um deles pode aumentar significativamente; trabalhe com metas.

Adotar estratégias que disseminam o foco em resultados é positivo tanto para os colaboradores, quanto para a empresa, uma vez que os colaboradores produzem mais; não teremos retrabalho; novas ideias e inovações surgem com maior frequência; a equipe apresenta maior desempenho; as possibilidades de erros são baixas possibilitando o crescimento da empresa.

Se você é um líder com foco em resultados, quero lembrar que chefes cobram resultados, lideres caminham juntos aos seus liderados ambos buscando resultados. Para um líder conseguir desenvolver a habilidade de manter o foco em resultados, são essenciais: coletar todas as informações que puder analisar os dados coletados, revisar todas as etapas, acompanhar o processo, mas deixar sua equipe focada em todas as atividades.

Você é uma pessoa que consegue manter o foco e a atenção em tudo a todo o momento?