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Localizada em Berlim, a loja leva o conceito de sustentabilidade a outro patamar: redução, reutilização e reciclagem são de fato uma verdade.

Quem mora em São Paulo sabe que as sacolinhas plásticas oferecidas em qualquer mercado é um item pago – e não gratuito como ocorria em um passado não muito distante. Uma loja na Alemanha foi além e levou o conceito de consumo consciente às últimas consequências.

O Original Unverpackt é um mercado diferente e totalmente baseado no conceito de lixo zero e inserido no contexto dos 3Rs (redução, reutilização e reciclagem). Idealizado pelas sócias Sarah Wolf e Milena Glimbovski, o comércio tem como diferencial o fato de que seus produtos não são vendidos em caixas ou sacos plásticos convencionais. Aliás, não há embalagens ou avisos no espaço.

A proposta desse mercado localizado em Berlim é que o próprio cliente leva seu recipiente para ser pesado na loja e transportado para casa. Mas e se um consumidor esquecer o recipiente? Sem problemas: o mercado fornece potes de vidro ou sacos de papel reciclado.

Outro detalhe bem curioso é a preocupação com a emissão de carbono e a redução de custos com energia e transporte. Isso é possível por meio da venda de mercadorias (a maioria, claro) originárias de agricultores locais.

Por: Editor NV – (No Varejo)