image_pdfimage_print

A vida é composta de ciclos. Cada um deles é muito especial, pois temos oportunidade de aprender e também de ensinar, o que possibilita nosso crescimento pessoal, profissional e espiritual. Assim foi a fase vivenciada na UNIMEP.

Agradeço esta instituição, onde tive a honra de atuar por mais de três décadas como professor na área de marketing, nos cursos de graduação, MBA, mestrado e doutorado. Foi uma jornada extremamente significativa e profícua.

Além da docência, a UNIMEP me confiou exercer a função de coordenador de cursos de pós-graduação, ocasião em que eu e minha equipe realizamos parcerias nacionais e internacionais, semanas de estudo, projetos de pesquisa entre professores, entre outras atividades e por isso sou muito grato.

Muitos alunos foram beneficiados com nossos ensinamentos. Por outro lado, muito aprendi com eles também. Nesse período fiz amigos e colegas de trabalho que, em virtude da convivência, confiança e reciprocidade, ficarão em minha memória.

É gratificante viver a emoção de ser professor educador. Todos os dias nos deparamos com um desafio. Cada aluno representa para nós uma lição de vida e a possibilidade de crescimento em vários aspectos, especialmente o humano.

Encerro um ciclo na UNIMEP com a convicção de que haverá uma nova fase para mim, a qual certamente trará novos desafios, mas sempre focados na ética, formação e educação.

Quanto a esse processo de ensino, costumo dizer que nele existem os “bastidores da educação”, uma vez que ele encerra ambientes fantásticos de conhecimento, de aprender a aprender e de relacionamento com pessoas.

Quando estou diante dos alunos, tudo lhes parece muito simples, pois não compreendem o que se passa além daquilo que estão vivenciando em sala de aula.

Entretanto, a partir do momento em que lhes transmito o conhecimento que adquiri ao longo do tempo por meio de muito estudo e dedicação e lhes mostro o quanto esse conhecimento poderá mudar suas vidas, eles passam a ver a educação como um processo que transcende o conteúdo apreendido no decorrer das aulas e compreendem que podem se tornar agentes de seu destino profissional e até pessoal. Já dizia Cora Coralina: ”Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”, por isso me sinto extremamente realizado! E isso só fortalece meu desejo de seguir adiante na minha vocação.

Agradeço a todos (as) alunos (a), funcionários(as), professores(as) pela convivência e amizade. Saibam que vocês foram (e continuarão sendo) muito importantes em minha vida, obrigado por terem feito parte deste ciclo, que encerro com sentimento de missão cumprida.

Sucesso a todos (as) em seus novos caminhos.

Feliz Natal e um Ano Novo repleto de paz, saúde e realizações.

Abraços