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O processo de construção de uma marca demanda cuidado e sensibilidade – afinal, é a empatia do público com o propósito da empresa que garante seu sucesso.

A história de muitas empresas encanta seus consumidores. Não é difícil de lembrar as marcas mais amadas e seguidas pelo público – Coca Cola, Apple, Ferrari, McDonald’s.  Esse sentimento é construído ao longo de uma história  que leva em consideração muitos elementos. Muitas vezes, porém, isso acontece por acaso.

Beth Furtado, sócia-diretora da Alia MKT Decore, explica que é no olhar idealizado que encontramos a principal diferença. “Aí reside a principal distinção estratégica de uma empresa. Sua diferenciação e o que quer agregar para o mercado”, destaca. “A construção de uma marca é contar uma historia envolvente, que deixa pegadas e rastos. É um processo contínuo”, garante.

A especialista destacou alguns elementos importantes para as empresas levarem em consideração em sua construção. Confira:

1- Inquietação

“Uma marca precisa trazer novos questionamentos, novas ideias. Um processo de construção que não se encerra e procura sempre o novo”, diz.

2- Profusão de detalhes

Outra característica que faz os clientes ter uma visão especial da marca. “Quantos exemplos vemos no mercado que passam por cima de sua história?”, questiona. “Quando for renovar um ponto, não precisa acabar com sua história. Pode incorpar a marca com profusão de detalhes”.

3- Descobertas

“Fazer descobertas – e não ficar apenas no óbvio – é muito rico para a experiência”, diz a consultora.

4- Conexões emocionais

Apesar de o setor estar muito ligado a números e métricas, o sentimento é fundamental para criar significados na vida dos clientes. O hipermercado Big, por exemplo, colocou a bandeira do estado do Rio Grande do Sul em sua fachada na semana da Revolução Farroupilha – uma semana muito importante para o estado. É uma pequena ação que cria grandes conexões.

5- O Inesperado

A ação da CEA que mostrava nos cabides o número de likes de um determinado look era uma experiência totalmente diferente para o público. “Traz uma sensação diferente, isso é muito importante”.

6- Propósito

“Para que você veio? A que essa marca veio para o mundo?”, são perguntas fundamentais.

Consumidor Moderno por Raisa Covre