image_pdfimage_print

Publicado no Jornal de Piracicaba em 04/10/2019

Marca é um termo, nome um organismo vivo, que se transforma ao longo de sua existência, que deve evoluir e acompanhar as mudanças da sociedade e do mercado no qual está inserida. Muitas empresas já mudaram seu logotipo muitas vezes desde que surgiram no mercado.

A modernização do logotipo está ligada à estratégia de marketing. É uma necessidade que a marca possui diante do público e também para se adequar as estratégias de marketing conforme o tempo for passando. Raramente vamos ver uma marca que está no mercado de atuação a mais de 20 anos e nunca mexeu em sua identidade visual.

Não é mudar o nome da marca, mas a forma do logotipo, sua imagem diante do público. O mundo anda acelerado, as tecnologias avançadas e o público mais exigente com as marcas, é preciso conseguir alcançar novos objetivos para atender as novas exigências do público.

Um logotipo de sucesso deve passar credibilidade para seu público, com isso a importância de ao longo dos anos ir ganhando pequenas mudanças para estar lado a lado da mudança dos hábitos dos consumidores e também suas exigências. Não é por vaidade, mas modernizar um logotipo é uma necessidade que muitas empresas já tiveram e ao passar dos anos ainda terão.

Quando se muda um logotipo e ele ganha uma modernização consequentemente ele ficará mais bonito, chamará mais atenção e o publico alvo ganhará uma nova impressão da imagem da marca.  A modernização de um logotipo pode ser chamada de redesign.

São várias as formas de modernizar o logotipo. Como exemplo o tradicional Colégio Cotip de Piracicaba  ao longo de seus 50 anos de criação teve apenas duas versões, ambas compostas por letras a qual chamamos de uma  estratégia de redesign parcial do logotipo.

A nova proposta do logotipo do colégio atende ao seu novo publico de jovens mais despojados e com valores diferentes sobre uma marca. A nova proposta denominada de redesign total do logotipo usa letras cursivas, para manter a mesma linha proposta de letras em tamanhos diferentes. Porém  com uma relação mais equilibrada entre os tamanhos.

Mesmo tendo sua origem como um colégio técnico industrial hoje ele oferece também ensino médio e técnico profissionalizante, o aluno pode optar por uma das modalidades ou cursar ambos o ensino médio e técnico profissional. Para mostrar que o  colégio está mais humano a cada dia ganhou traços mais moderno e orientado pelo conceito de flat design com leve degrade, a forma de uma pessoa destaca que o colégio coloca as pessoas em primeiro lugar.

É preciso saber o momento de fazer uma modernização em seu logotipo, passar por mudanças e ajustes em sua identidade visual. O colégio precisava para comunicar que mesmo com 50 anos de idade é jovem atual e com ensino médio e técnico profissionalizante com qualidade e centrado na formação humana.

A modernização do logotipo é importante e necessária para uma marca se manter sempre atual no mercado. Quem vive no passado, no passado ficará. Não seja um museu!  Mude para ficar, mude para influenciar, enfim, mude para continuar ou ter sucesso.