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Publicado no Jornal de Piracicaba em 27/03/2020

A construção de marcas se inicia no momento em que uma empresa, um produto ou um serviço surgem no mercado. É através da Identidade Visual, conjunto de elementos gráficos que irão formalizar a personalidade visual de um nome, ideia, produto ou serviço; pode também ser chamado de Identidade Empresarial ou Corporativa.

A identidade visual permite construir a imagem, as características particulares, o desenvolvimento histórico da empresa, os seus funcionários, os produtos e ou serviços oferecidos, as políticas de gestão, o desempenho, o planejamento estratégico, as campanhas de divulgação. Pode-se atribuir papel importante para o sucesso das marcas das empresas, dos produtos ou serviços, apresentarem Identidades Visuais consistentes.

Para construir uma marca forte é preciso compreender o que sua marca representa, tendo certeza que todos a veem dessa maneira também. Algumas perguntas devem ser respondidas para auxiliar sua marca nesse momento de pandemia do Coronavírus.

Qual é a proposta de valor da marca frente aos nossos clientes e stakeholders? Quais os sentimentos e associações que desejo passar quando as pessoas pensam sobre a minha marca associada ao apoio em relação a prevenção do Coronavírus? Quais os benefícios emocionais estamos oferecendo aos clientes?  

Ao obter respostas para essas perguntas, você terá a informação básica para sua estratégia de marca, que benfeita, torna-se uma poderosa ferramenta de gestão e execução para ajudar você a desenvolver relacionamentos mais fortes com clientes, criar campanhas de marketing rentáveis e eficazes, além de ter uma empresa mais integrada. Neste momento é importante os líderes de empresas assumirem uma postura proativa em relação aos problemas do mundo.

Neste cenário, as empresas que não atende às necessidades da sociedade, poderão ter suas marcas comprometidas. O fato de que a falta da marca não ter um proposito social claro deixará as empresas menos aptas a alcançar seus objetivos básicos de crescimento e lucratividade.

Não se descarta a busca pelo lucro, mas sim associar sua marca ao proposito social ambos devem estar ligados.  As Marcas das empresas frente aos fatores do macro ambiente como epidemias que impõem riscos crescentes, as inundações, secas e terremotos estão ficando mais intensos e frequentes.

Os temas como responsabilidade social empresarial (SER), negócios sociais nos remete a importância de associar a marca a uma consciência corporativa. O momento remete aos líderes de empresas pensar suas estratégias de marcas para critérios de uma gestão consciente. Cabendo ao líder cuidar da marca como um guardião do proposito social da marca.

Construir uma marca ou iniciar um trabalho de inserção de mercado está relacionado ao envolvimento que esta marca tem com as questões que regem a nossa existência. As marcas precisam ter uma personalidade própria um DNA, isto é: ter personalidade.

As pessoas só entenderão esta personalidade, interesse em conhecer a marca se conseguir despertar atenção do indivíduo. Como propiciar isso?

Procurando ser interativo aproximando-se do seu público fazer parte da vida dele, ou pelo menos, ele saber quem é você. E gostar de você. Não, é fácil.

Comunicar por comunicar qualquer empresa ou marca faz. Para dar certo precisa mais que comunicar. É preciso informar o conteúdo necessário para que saibam quem você é, e ainda, precisa entender o que fará despertar o interesse do seu público.

Cada marca tem uma personalidade e seu público de interesse diferente, por isso, a forma de interagir varia, e muito. Quanto mais características humanas conseguirmos associar a uma marca, mais forte e consolidada ela se torna.