Todo bom plano de marketing se baseia no ciclo audiência, conversão e vendas. É necessário impactar as pessoas certas no momento em que elas mais precisam atender a seus desejos e a suas necessidades. Ou seja, é fundamental dedicar-se a encontrar as oportunidades mais relevantes para aumentar as vendas.
Os pet shops trabalham para oferecer bem-estar e qualidade de vida aos animais de estimação de seus clientes e, claro, para proporcionar tranquilidade a estes. Ninguém vai se sentir seguro em comprar produtos ou contratar serviços de uma empresa que não demonstre preocupação real com o bem-estar, a higiene, a qualidade de vida e a saúde dos bichinhos.
A seguir, sugiro algumas ações de marketing voltadas para esse mercado. Procure fazer parcerias – há pets com temperamento difícil, por isso vale apostar em adestradores. No caso de pessoas que trabalham fora, firmar parcerias com empresas de tecnologias de monitoramento e de alimentação programada agregando outros serviços, como hotel e dog walker.
Transforme seu negócio em serviço ampliado e não se esqueça de divulgar para o público essas parcerias. Pode usar as redes sociais como o seu próprio caixa no ponto de venda para divulgar seus produtos e seus serviços.
Promova a adoção de animais abandonados por meio de campanhas ou de eventos que incentivem esse ato de amor. É uma forma de mostrar para o público o quanto a sua empresa está engajada na causa e também de conquistar possíveis clientes futuros.
Use ações do marketing social –busque unir ações de marketing com ações sociais. Isso pode ser feito ao firmar parceria com ONGs, com objetivo de arrecadar rações.
Outra ideia é realizar campanhas de vacinação e feiras de adoção como ações para conscientizar pessoas sobre a importância e a necessidade de ser contra o abandono de animais. Participe de eventos evite cair no esquecimento dos clientes ao participar de eventos do segmento pet com exposição de produtos e de serviços para um público interessado.
Ofereça cupons de desconto para resgatar clientes que não entram em contato há muito tempo, bem como o inverso pode ser realizado mediante cupom desconto personalizado para aqueles que compram todo mês.
Incluir serviços de assinatura, que são bem-aceitos também como ação para cativar e reter clientes. Você pode reduzir custos ao vender pela internet e fidelizar pessoas que já costumam comprar seus produtos ou serviços.
Fortaleça seu networking – trocar experiências e indicações é uma forma de alimentar cada vez mais o networking de seu pet shop. Ao criar promoções, ouse, seja criativo, promoção soa como mágica para alguns consumidores, como fotos criativas com a utilização de hashtags específicas.
Atue com ações de comunicação nas redes sociais, crie marketing de conteúdo, trabalhe com influenciadores. Engana-se quem pensa que influenciadores digitais só podem ser humanos. Se você ainda não visitou o perfil da Grumpy Cat, que tem mais de 2,7 milhões de seguidores, e o da Manny The Frenchie, com 1,1 milhão, não faz ideia do que está perdendo.
O fato é que os animais também fazem sucesso nas redes sociais, e o mercado de pet influencers já movimenta bilhões todos os anos. Utilize o marketing digital para incrementar os resultados, visto que o uso selecionado das redes sociais são meios para aumentar a exposição de sua empresa, gerar engajamento nos seguidores e melhorar o atendimento ao cliente.
Tenha um site responsivo e que chame a atenção de seus possíveis clientes e os ajude a encontrar rapidamente o que estão buscando. Ter um blog é uma das mais poderosas formas de atrair mais visitantes para conhecer seu negócio. Faça anúncios pagos.
Tenha um orçamento disponível em caixa para investir em ações de marketing digital e em anúncios pagos no Google ou nas redes sociais, como Facebook e Instagram. Use e-mail marketing – se sua empresa souber utilizar esse recurso com conteúdo de qualidade, na frequência correta e sem parecer invasivo, é ponto para seu negócio. A fim de evitar qualquer reclamação, não compre listas prontas de e-mail marketing.
Esteja no Google Meu Negócio, pois essa plataforma facilita a visualização de dados importantes de sua empresa. Ofereça atendimento on-line – os clientes estão cada vez mais exigentes, portanto é preciso repensar os pontos de contato e tornar o atendimento mais ágil.
Sendo assim, investir no atendimento on-line, seja via chat, chatbot, redes sociais ou WhatsApp, é outra boa prática do marketing para pet shop. Tenha um e-commerce – investir na criação de um e-commerce é sintonizar seu negócio com essa tendência de consumo.
Experimente usar ferramentas de palavra-chave como o Ubersuggest, para descobrir como seus potenciais clientes fazem essa pesquisa. Ao incluir esses termos no SEO de seu site, você tem mais chances de mostrar seu pet shop para os consumidores no momento em que mais precisam.
Produza vídeos cada vez mais, já que as redes sociais estão priorizando conteúdos produzidos dessa forma. Tenha em mente que muitas pessoas preferem assistir a vídeos no YouTube ou até mesmo no Facebook e no Instagram do que ler textos informativos.
Caso tenha ficado indeciso sobre qual ação usar, saiba que pode combinar duas ou mais. Depois, com a finalidade de verificar o que faz mais sentido para seus clientes, não deixe de mensurar o resultado de cada uma delas. Por fim, sempre procure ser atencioso com os clientes e realmente ouvir o que eles têm a dizer.