image_pdfimage_print

É inquestionável que a forma de as pessoas escolherem e comprarem produtos mudou muito nos últimos anos. Hoje, quem determina o funil de compras é o consumidor, portanto entender o comportamento dele é essencial.

Sem tal entendimento, todas as etapas desse processo se tornam mais difíceis. Até mesmo para encontrar seus clientes em potencial, você precisa saber onde eles estão. Há uma nova geração denominada Alpha, que é constituída por crianças nascidas a partir de 2010. Em 2022, o Alpha mais velho tem 12 anos enquanto o mais novo acabou de nascer. Segundo o analista social australiano Mark McCrindle, o número de crianças Alpha poderá atingir um total de 2 bilhões até 2025, podendo ser a maior geração da história.

Elas são consideradas como “screenagers”, que, em inglês, é uma alusão a uma geração que só fica em frente às telas, sendo educada e alfabetizada na mídia, bem como dependente de blogueiros. Para ganhar sua atenção e sua confiança, é preciso usar um marketing personalizado.

Neste artigo, você poderá definir como fazer ações de marketing para obter atenção e confiança de uma geração que é a primeira no mundo a ser cercada pela tecnologia digital. Essas crianças usam dispositivos e smartphones desde muito pequenas e, assim, consomem muitos conteúdos e gastam bastante tempo com redes sociais e messengers.

Noventa por cento das crianças com dois anos estão familiarizadas com as funções básicas de um tablet, 49% das pessoas entre 16 e 24 anos buscam inspiração nas redes sociais, enquanto seus pais dedicam apenas 20% de seu tempo a isso. Diferentemente de seus pais Millennials, os Alphas preferem o Instagram, o YouTube e o TikTok.

As gerações mais jovens são atraídas pelos conteúdos divertidos dessas redes. Os Alphas também ficam empolgados com a criação de conteúdos. Preferem aqueles que são interessantes e úteis para compartilhar em suas redes sociais favoritas. Apesar das oportunidades, a geração Alpha tratará a educação de forma diferente das outras gerações.

Cada vez mais serão menos propensos a conquistar diplomas e formações. Pelo contrário, irão se concentrar no desenvolvimento de habilidades necessárias para o futuro. A geração Alpha está acostumada a ter respostas rápidas para as suas perguntas. Desse modo, irão evitar palestras extensas em prol do aprendizado on-line.

Os indivíduos dessa geração também irão se destacar por conta de sua cultura midiática. A seguir, apresento ações de marketing que facilitam a promoção de seus produtos para o público Alpha e que poderão fazê-lo virar seu fã.

Deve-se utilizar o marketing personalizado criando ofertas e conteúdos de vídeo e de gamificação. Procure desenvolver uma interface de aplicativo de celular simples e clara e enriqueça-a com personagens. Essa geração depende muito de blogueiros e de influenciadores. As crianças se comportam, falam e se vestem da mesma maneira.

Os blogueiros se tornaram modelos para seus seguidores, influenciando seus interesses e suas ambições. Faça parte de suas vidas e mude com eles. Pode-se citar como exemplo o Danoninho (Grupo Danone), uma marca de iogurte infantil que lança campanhas publicitárias criativas regularmente e atrai as crianças de várias maneiras.

Isso é feito com ajuda de ímãs, cartões e realidade aumentada. O mascote e garoto-propaganda da marca, o dinossauro Dino, na campanha de inverno, foi trazido com realidade aumentada. Ele promove um estilo de vida saudável e encoraja as crianças a participarem do desafio.

A comunicação deve priorizar imagens e pesquisa por voz, por isso use fotos e vídeos. Se não possui uma loja on-line ou uma página de rede social, crie uma para atrair a geração Alpha.

As crianças querem apertar um botão e receber uma resposta imediata. Em síntese, para conquistar a geração Alpha e ter sucesso ao promover seus produtos, você deve se pautar por um marketing personalizado, procurando inovar e fazer uso de uma comunicação on-line.