O mercado de food service passou por dificuldades em 2020, mas vem apresentando uma retomada consistente em 2022. Para aproveitar as oportunidades desse momento, as empresas de food service precisam saber quais estratégias de marketing podem ser adotadas tendo por objetivo otimizar as vendas e se diferenciar.
Se você precisa aumentar as vendas, por exemplo, de um restaurante, entenda por que a gestão de marketing pode ser a solução que você precisa. Um restaurante não consegue atender a todos os paladares, e nem é isso que vai definir o sucesso dele.
O importante é entender quem é o seu público e que é imprescindível ter claramente definido quem é a sua persona, e, depois, pensar nas melhores formas de atender esse público. Caso tenha verba para mais investimentos, é interessante realizar pesquisas de mercado para compreender mais a fundo o seu público e o mercado em que ele está inserido.
Outra ação é se relacionar com seu público e estabelecer comunicação dirigida, pois, em marketing, a comunicação constitui a base principal de uma estratégia. Desse modo, é fundamental conhecer seus consumidores, identificar à qual geração de consumidores seu público pertence, a fim de determinar os canais de comunicação corretos que você pode utilizar, entre eles, redes sociais e outros meios de comunicação digital.
A seguir, descrevo algumas das principais possibilidades. Usá-las para definir como abordar as pessoas que compõem o seu público, como deve ser o ambiente, seja ele mais descontraído ou mais calmo, isto é, saber identificar ações adequadaspara sua clientela.
Desenvolver conteúdos relevantes para o cliente – embora o volume de conteúdo disponível na internet seja imensurável, muitos clientes, ao pensarem em consumir, optam por realizar buscas on-line para verificar o que seu estabelecimento tem a oferecer. É essencial saber agregar valor ao produto – é possível fazê-lo quando ele é mais bem trabalhado.
No caso de bares e restaurantes, investir, por exemplo, em personalização, campanhas promocionais segmentadas e uma boa embalagem pode fazer toda a diferença. Um ponto a se destacar no caso do delivery é a possibilidade de transformar os pedidos em presentes mediantes uma personalização exclusiva.
Também vale apostar em uma plataforma própria que permita diversas ações de marketing, como disparo de e-mails e notificações push, criação de promoções em datas especiais, além de, é claro, aumentar a visibilidade de sua marca, se comparada ao que ocorre nos marketplaces, em que sua marca fica em segundo plano e enfrenta a concorrência de milhares de outros restaurantes. Produzir conteúdos relevantes para seu público só funciona quando ele chega a seus canais de comunicação.
Para atrair essas pessoas e levá-las para esses canais, é importante produzir material rico em suas redes sociais e, se possível, também em seu blog, o que vai permitir a criação de um relacionamento mais forte e duradouro. A presença digital é um item obrigatório para quem deseja ampliar o alcance do negócio.
Em redes como o Instagram, com um apelo visual tão forte, é possível ampliar as vendas por intermédio de registros de seu cardápio e do compartilhamento dos clientes que já consomem em seu restaurante. Procure interagir com os clientes respondendo a seus comentários, tirando dúvidas e solucionando as reclamações. O mercado de alimentação fora do lar é subestimado por muitos.
Assim, inúmeros negócios são geridos por profissionais inexperientes que destroem o potencial resultado ou geram prejuízos irrecuperáveis. Agora que você sabe como estratégias de marketing podem auxiliar o food service, o próximo passo rumo ao sucesso é colocá-las em prática.