image_pdfimage_print

Publicado no Jornal de Piracicaba em 01/04/2017

Um cenário desafiador, avanço tecnológico, as mídias sociais redefinindo formas de conexões, equidade de gêneros, consumidores mais exigentes,  gerações diversas com suas especificidades, aumento de pressão por resultados, verbas mais enxutas onde  a regra é  fazer mais com menos recursos, visando como foco final assegurar o  dialogo da marca com os diversos públicos.

Repensar atribuições e perfil dos profissionais de marketing em meio a um cenário mercadológico competitivo, significa repensar cobrança e expectativa em relação aos profissionais. Se num passado recente para posicionar uma marca a trajetória era linear, elaboravam-se estratégias compostas por ações de comunicação com mídias como televisão, rádio, revistas, jornais e outdoor e com ações pontuais na internet, o panorama é diferente com muitas duvidas e questionamentos.

Surgem novas plataformas, como as mais diversas redes sociais, novos garotos propaganda, blogueiros e youtubers somando-se as ações tradicionais de trade marketing, merchandising, ações promocionais, exigindo dos profissionais acompanhamentos das transformações para continuar o dialogo entre marca e consumidor. O contexto digital traz a necessidade dos profissionais rever experiências, características e conhecimentos.

Ter um perfil que tenha conjunto de conhecimentos além do necessário anteriormente, passando pelo conhecimento digital, mas ressaltando-se que não é só fazer mídia digital, mas ter conhecimento de estratégias, definições claras de segmentação de mercado, saber calcular o retorno sobre o investimento, conhecimento de mídia programática, dos principais meios de formatos diferenciados que podem ser adotados, bem como, distinguir a comunicação aos diversos públicos e gerações de sua marca.

O marketing hoje, não pode ser realizado pautado em entregar ao consumidor o que a marca oferece, mas algo que faça sentido na vida dele. É importante saber o que interessa ao consumidor, saber o que ele quer avaliar e acompanhar como recebe a mensagem da marca.

É preciso que o profissional seja ágil para lidar com mais feedback do consumidor em tempo real e ter flexibilidade para se  adaptar às mudanças que são contínuas. Hoje não se trabalha mais com ciclo de planejamento e  desenvolvimento longo, mas com a urgência. Devemos tomar decisões em curtíssimo prazo. Se uma campanha digital, por exemplo, não deu resultado, reagir rapidamente ajustando mensagem, mídia ou mesmo rever perfil do publico alvo.

Nesse sentido que se aponta em ter perfil real time, para que a reação possa ser realmente rápida, quando necessário.  Temos no mercado diversos segmentos de mercado e gerações de consumidores,  não se pode enviar uma mesma mensagem para todos, mas sim veiculada das mais variadas formas.

Imaginemos um produto onde o agente de compra é a mãe. A campanha para promover o produto vai para TV, Revista, Jornal? Atingirá a mãe, mas a filha com perfil diferenciado? Ou o jovem que está na faculdade? Onde vamos encontra-los? O papel de multitarefa do profissional de marketing consiste em saber avaliar, analisar e interpretar todos os dados de mídia social, saber definir a estratégia correta, lembrando que não é apenas fazer mídia digital que estará fazendo marketing, compreender as gerações, os consumidores emergentes é importante para estabelecer a relação empresa, composto de marketing e mercado.

A redefinição das atribuições dos profissionais de marketing em um cenário acirrado, não implica em apenas aumento das exigências, mas buscar confiança que as empresas depositam no profissional. Assim como, o profissional que as empresas necessitam que entendam da gestão produto, marca, comunicação digital, não são encontrados preparados no mercado.

Não temos pessoas em posições seniores que tenham a bagagem de marca,  negócio e conhecimento digital. Os poucos profissionais que combinam essas características têm vantagem competitiva. Para as empresas que não tem esse profissional, uma possível alternativa é capacita-los, para que, com o conhecimento já adquirido com o que necessita  adquirir, terão condições de acompanhar a revolução que está acontecendo.